sábado, 1 de novembro de 2014

REVIEW ASUS ZENBOOK UX301

Zenbook UX301, da Asus, é um ultrabook touchscreen top de linha, com especificações técnicas que chamam a atenção assim como o seu preço no mercado: R$ 11 mil. Testamos a versão LA-DE055H (azul), que também impressiona pela a imponência de seu design, com acabamento em vidro resistente. O aparelho dispõe do poderoso processador Intel Core i7 de quarta geração e processador gráfico integrado (IGP) Intel Iris 5100, que oferece alto desempenho.
ASUS ZenBook UX301 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Zenbook UX301, da Asus, tem acabamento externo com tecnologia Gorilla Glass 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Design

O ultrabook apresenta um design bastante sofisticado e inovador, que chegou a receber o prêmio "Good Design Award 2013 Best 100". A parte exterior do modelo conta com a tecnologia Gorilla Glass 3, que oferece maior proteção a danificações no vidro, mas isso não significa que o material é indestrutível. Então, ainda é preciso ter muito cuidado com o aparelho para não quebrar o vidro.
Apesar de toda a beleza, a tampa do Zenbook UX301 também fica facilmente marcada com impressões digitais. O usuário mais zeloso pode ter que perder tempo limpando o vidro constantemente ou criar muita cautela para tocar o laptop, o que cria um desconforto. Segundo a fabricante, a tecnologia Gorilla Glass 3 também está presente na tampa interior, no local de descanso das mãos.
ASUS ZenBook UX301 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Zenbook apresenta facilmente marcas de dedo na tampa de vidro (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Um dos pontos positivos, sem dúvida, no quesito design, é a portabilidade do aparelho. Sua espessura é bem fina, de 1,55 cm, menor do que o MacBook Air, com 1,7 cm de altura lateral. O peso do UX301 é de 1,2 kg, também mais leve do que o concorrente da Apple (1,35 kg), de 13 polegadas, que sai por R$ 8.750 com algumas configurações semelhantes. No entanto, este ainda não tem touchscreen e resolução Ultra HD, e sua placa gráfica é inferior: Intel HD Graphics 5000.

Funcionalidades

O display do UX301 tem 13,3 polegadas e é sensível ao toque, o que otimiza a experiência com oWindows 8.1, que já vem instalado no aparelho. O painel é de TFT (transistor de película fina), característica que perde em ângulo de visão, em comparação à tecnologia IPS, mais moderna.
ASUS ZenBook UX301 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O ultrabook da Asus tem touchscreen e vem com Windows 8.1 instalado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Além disso, o touchpad é compatível com gestos próprios do sistema operacional. O teclado do ultrabook é retroiluminado, com controle automático de iluminação, e do tipo "chiclete", com teclas chatas, que oferecem uma digitação silenciosa e suaves. Há quem goste muito desse estilo e também quem alegue uma dificuldade de digitar corretamente, mas é tudo uma questão de adaptação à disposição das teclas.
ASUS ZenBook UX301 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O ZenBook UX301 tem teclado retroiluminado e também opção de teclado virtual (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
O sistema também disponibiliza um teclado virtual na tela, que garante um uso mais similar ao de um tablet. No entanto, um ponto negativo que pesa bastante é o fato de o ultrabook não ser híbrido. Pelo seu valor tão caro, um display que pudesse se separar do teclado para funcionar como tablet seria muito justo.

Hardware e desempenho

A resolução do display, de LED, é alta: 2K, superior à Full HD duas vezes. Isso permite ao usuário assistir a filmes com alta qualidade de imagem. O IGP modelo Iris 5100 também é um atributo que se destaca no ultrabook. É um dos mais potentes da Intel atualmente e proporciona uma performance satisfatória para rodar alguns jogos e realizar edição de imagens e vídeo.
O UX301 vem com memória RAM DDR3 de 1.600 MHz com uma capacidade de 8 GB, considerada padrão nos laptops mais modernos para o bom uso da máquina. Um ponto positivo é o tipo de armazenamento do Zenbook, que dispõe de dois SSDs, com 256 GB cada, totalizando 512 GB de espaço no drive. Os discos de estado sólido são bem mais leves, econômicos e esquentam menos do que um HD.
No entanto, durante o teste do ultrabook, foi constatado um superaquecimento na parte inferior da tela. Isso também variou de acordo com o local de apoio do aparelho, o que pode ter motivado essa alteração. A bateria, com seis núcleos e 4.560 mAh, não surpreende, mas isso pode ser justificado devido a sua alta performance do UX301. Em uso normal, a autonomia de carga pode durar em torno de 6 horas, mas, em uso pesado, essa capacidade pode ficar bem mais reduzida, chegando até a 1 hora. Tudo isso depende da demanda do usuário. O carregador do laptop é bastante interessante. Ele não dispõe do tradicional cabo de forço.
ASUS ZenBook UX301 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Carregador do Zenbook UX301 é moderno e não conta com cabo de força (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Sobre as conectividades, também há vantagem, porque o laptop conta com dois tipos de saída de vídeo: uma entrada mini Display Port e uma micro HDMI. Também há duas portas USB 3.0, versão mais atual, que garante maior velocidade de transferência de dados; entrada para cartão SD, entrada para fone de ouvido, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11ac.
Por fim, o alto-falante do ultrabook tem um bom alcance de volume para um portátil, mas o áudio sai um pouco abafado e peca no grave. Já com o uso de fones de ouvido, o som assume mais corpo, atingindo um volume altíssimo, com qualidade de agudos e graves mais razoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário