quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Módulo Philae completa pouso histórico e é homenageado em Doodle do Google

O módulo Philae fez um pouso histórico nesta quarta-feira (12). O robô se soltou da sonda-mãe Rosetta e aterrissou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, como confirmou a Agência Espacial Europeia (ESA), em Darmstadt, na Alemanha. Para homenagear este feito, o Google preparou um Doodle animado do módulo espacial. 
Módulo espacial Philae vira Doodle animado em comemoração a separação da sonda Rosetta  (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Módulo espacial Philae vira Doodle animado em comemoração a separação da sonda Rosetta (Foto: Reprodução/Carol Danelli)
O pouso é um evento inédito na história da exploração espacial - algo da mesma magnitude do pouso do homem na Lua. O acontecimento é tão único que o Google colocou o Doodle na mesma data do evento, o que é bastante incomum. 
O fato é um marco para a exploração espacial, pois além de sua grande velocidade de deslocamento, devido ao seu pequeno tamanho, o cometa 67P não tem uma grande força gravitacional. Por isso, o Philae precisou de três tentativas para se fixar em sua superfície.
Um grande passo para civilização humana e que fará diferença na história da ciência
Jean-Jacques Dordain
De acordo com a agência, o pouso aconteceu às 14h03 (horário de Brasília) dessa quarta-feira (12), a aproximadamente 500 milhões de quilômetros de distância da Terra.Também houve um anúncio nas redes sociais. Na página no Twitter, a ESA anunciou: “Estamos no cometa”.
Philippe Gaudon, chefe do projeto Rosetta do Centro Nacional de Estudos Espaciais de Toulouse (CNES), afirmou que o robô tem boas notícias, apesar de estar aterrissado em um declive.

"A primeira é que está pousado sobre o núcleo do cometa. A segunda é que recebe energia: seus painéis solares estão ligados e permitem encarar o futuro. E a terceira é que estamos em contato permanente com o Philae, já que o robô emite e envia informações à Rosetta e depois à sonda, que está em órbita ao redor do cometa, as transmite à Terra", afirmou Jean-Yves Le Gall, presidente do CNES.
Foto enviada pelo módulo Philae à Terra (Foto: Divulgação/ESA)Foto enviada pelo módulo Philae à Terra (Foto: Divulgação/ESA)

Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, comemorou o sucesso da operação, afirmando ser "um grande passo para civilização humana e que fará diferença na história da ciência". 
Qual o melhor doodle do Google? Comente no NetVicio.
Philae é parte da missão Rosetta, lançada ao espaço em 2004. Essa sonda percorreu cerca de 6 bilhões de quilômetros somente para encontrar o cometa. Agora que o robô Philae pousou, ele usará seu laboratório miniaturizado para coletar e enviar dados aos cientistas da agência espacial na Terra até o termino da missão em dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário